SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

29 de junho de 2011

ENGENHO SANTA RITA EM SANTANA DO MUNDAÚ: O DESENVOLVIMENTO EM MACHA RÉ

   
                  O Engenho Santa Rita é um retrato de uma Santana do Mundaú que deveria estar atenta ao crescimento econômico local. A falta de políticas públicas que, historicamente, nunca fizeram parte da prática administrativa do município é percebida em casos como esse.
        A falência de empreendimentos desse porte, é também a decretação da incapacidade do poder público em promover o desenvolvimento local. Aqui se manipula e propaga-se a medíocre idéia de que "pagar o funcionário em dia" já é o bastante, e assim, se fecha os olhos para toda uma realidade social que é mais complexa, tão complexa que os jovens são obrigados a não aceitar essa tese miserável e ir embora, casos onde famílias inteiras migram para outros lugares em busca de oportunidades e garantir uma condição de vida melhor. Os números do IBGE, ao mostrar uma diminuição significativa no número de habitantes de 11.663 em 2007 para 10.969 em 2010 escancara  esta fatídica realidade.
         Outros casos também são exemplos de investimentos que fracassaram com o laticínio da Chã de areia e os banhos que vem perdendo a atratividade.
         No Caso do Engenho Santa Rita, remonta os moldes do início da revolução industrial, a estrutura à vapor que se encontra em estado de corrosão guarda o espírito progressista de homens com visão de futuro, escassos nos tempos atuais, que primavam pelo desenvolvimento. Nesse caso, o Sr. Edvaldo Oliveira “in memória”.
         O que poderia ser fonte de renda e referência para nosso município é símbolo de investimento desperdiçado. A idéia da fabricação de açúcar e cachaça diferenciada azedou diante de um comportamento político-social desprovido de promover o desenvolvimento local.






UMA SANTANA DO MUNDAÚ QUE DEVERIA ACREDITAR NO SEU DESENVOLVIMENTO

            O pouco desenvolvimento de Santana do Mundaú e a baixa qualidade de vida da população servem como justificativa para a manutenção de um sistema atrasado e superado, ao mesmo tempo tenta encobrir as potencialidades que deveriam ser exploradas no sentido de alavancar novas oportunidades e assim romper o próprio atraso.
         Abordaremos ao longo do tempo as potencialidades que o município dispõe e que precisam ser conhecidas como o objetivo de vislumbrar uma nova visão sobre nós mesmos. É preciso refletir e investigar o porquê de um município naturalmente rico e uma população basicamente pobre.
            Rico em alternativas, abundância de recursos naturais e força de trabalho expressiva. São homens e mulheres que acordam antes do galo cantar e embocam na lapa do mundo em busca de garantir a sobrevivência, digam os tiradores de laranja, os cortadores de cana, vaqueiros, lavradores e motoristas que rodam pela longa noite transportando nossos produtos.
            Pobre em organização, planejamento, qualificação e busca de novas rotas para comercialização dos produtos produzidos. São estes fatores que, de forma considerável, impedem que o produtor trabalhe pesado o ano todo e receba por isso muito pouco. No mundo do conhecimento e da difusão da informação é preciso uma outra prática.
Produzir o quê? Quando? E para quem?
A falta de uma resposta que satisfaça as três perguntas é um sério risco que os produtores correm em trabalhar demais e receber de menos, e assim continuar num município extremamente rico em possibilidades, mas empobrecido de mentalidade.

28 de junho de 2011

VEREADOR CONSTATA A BAIXA QUALIDADE DA MERENDA SERVIDA EM ESCOLAS DO MUNICÍPIO

        O vereador Maciel Barbosa recebeu reclamações de pais de alunos sobre a merenda escolar servida nas Escolas Denilma Bulhões e Pequeno Príncipe. Em visitas às escolas constatou que a merenda servida era composta por pipoca, suco e bolacha, as informações obtidas era de que a situação vinha ocorrendo há vários dias e que isto ocorria em virtude do fogão está sem condições de uso. A direção da escola argumentou que as medidas para regularizar a situação já haviam sido tomadas.
       Diante da necessidade de uma melhor explicação resolveu solicitar por meio de requerimento que a Câmara encaminhasse ofício ao Prefeito para os devidos esclarecimentos.
          De acordo com uma professora, logo que o Vereador constatou a deficiência na merenda e na falta de equipamentos adequados, foi providenciado as melhorias necessárias com aquisição de geladeira e fogão. A merenda agora é composta de cuscuz, arroz doce, enfim tem melhorado.
          Quando se fizer necessário destacar o cumprimento do papel de qualquer cidadão em defesa da comunidade este é um espaço aberto a se fazer o registro.

Leia abaixo o requerimento:

       CÂMARA MUNICIPAL DE SANTANA DO MUNDAÚ

ESTADO DE ALAGOAS

C.N.P.J.: 10.778.025/0001-74


REQUERIMENTO N° 003/2011.

Exmª Srª.
Ana Maria Flore4ntino de Almeida Barbosa
Presidente da Câmara de Vereadores de
Santana do Mundaú/AL,



O Vereador que abaixo subscreve vem requerer da Mesa Diretora desta Egrégia Corte Legislativa que, após ouvido o Plenário seja enviado Ofício, acompanhado de uma cópia deste Requerimento, ao Excelentíssimo Sr. Marcelo de Souza Mendonça, Prefeito do Município de Santana do Mundaú, solicitando informações sobre a situação da merenda escolar da escola Pequeno Príncipe e Denilma Bulhões que estão situadas na avenida Maria Pereira Maia, neste município.



JUSTIFICATIVA:


Após diversas reclamações de pais de alunos da escola Pequeno Príncipe e Denilma Bulhões, ambas situadas, na Avenida Maria Pereira Maia S/ nº nesta cidade. Fiz uma  visitei e constatei que a mais de 15 dias a merenda escolar vem sendo servida apenas com bolachas, pipocas e sucos. Sabemos que o valor nutritivo destes alimentos e pouquíssimos, e não podemos deixar que absurdos como esses aconteçam, pois fatos como estes chegam a ser desumano. Assim percebendo a indignidade e injustiça para com a comunidade peço aos Senhores companheiros que votem em favor dessa matéria, aprovando assim este Requerimento.



Sala das Sessões da Câmara Municipal da Santana do Mundaú/AL, 07 de junho de 2011.







Maciel Barbosa da silva
Vereador - Requerente






Rua Dr. Silvestre Péricles, s/n-Fone (00xx82) 3289-1352 – Santana do Mundaú – Alagoas

       

RECONSTRUÇÃO DAS ESTRADAS: DOS 186 KM DO PROJETO INICIAL APENAS 105 KM SERÃO BENEFICIADAS

 Estrada para Amoras que foi drasticamente afetada pelas enchentes de 2010 ficou fora do projeto de Reconstrução

       Dos 286 km de estrada que Santana do Mundaú foi contemplado pelo projeto da reconstrução restaram efetivamente 105 km esta é a informação repassada pela construtora Engemat responsável pelas obras. Fazem parte da lista de ordem de serviços a estrada para a Munguba, Três Paus, Mariana, Corcundinha, Chapéu de Pena via estrada da Munguba e via Poço da Prata, estrada para Ingazeira via Sítio Nova Esperança. A redução ainda não explicada retirou do projeto estradas que foram severamente danificadas pelas enchentes com a estra para as Amoras que serviu de  saída de acesso para pernambuco durante um bom período.
       Nesse caso o governo do estado tratou de retirar as placas que divulgavam os valores da obras, dua delas foram banidas de Santana do Mundaú que anunciava recursos na ordem de mais de Três milhões de reais para as obras de melhoria das estradas. O mesmo aconteceu em União dos Palmares e Branquinha.
       Com o prejuízo fica o povo, era oportunidade de melhorar as condições de acesso para zona rural.

JORNALISTA IVAN NUNES MENCIONA PREFEITO DE SANTANA DO MUNDAÚ EM ENVOLVIMENTO SUSPEITO

      Infelizmente, o nome de Santana do Mundaú é mais vez citado por suposto envolvimento de autoridades públicas de Santana do Mundaú. O jornalista Ivan Nunes publicou matéria em que acusa o prefeito de União dos Palmares e Santana do Mundaú em suposto envolvimento com Construtora das estradas. Apesar do Blog a Palavra ter uma postura febril e melosa espera-se os devidos esclarecimentos do atual gestor no sentido de que não paire dúvidas sobre a sua conduta. Uma nota oficial é uma boa alternativa, e caso se sinta ofendido que haja uma ação judicial cabível, pois diante de tantas mazelas que vem ocorrendo em Santana do Mundaú, o povo não merece mais um escândalo.

"Depois de dá guarida a esposa do prefeito Kil de Freitas na secretária municipal de saúde de Santana do Mundaú, e em contrapartida a promessa de ver abonada as faltas da servidora “Márcia”, sua secretária municipal de saúde em União dos Palmares, Marcelo Souza, ex-cara de sonso, grudou agora em Kil de Freitas para agir num intercâmbio administrativo “suspeito”.

Uma fonte bateu para o blog, que Marcelo “Grude” Souza estibungou no carro do prefeito Kil de Freitas ao lado de Jorjão Peixoto, que é casado com a irmã da mulé de Kil e manda chuva do departamento de arrecadação do município de União dos Palmares e foram sabe para onde?

Bater na porta da Engemat, empresa responsável pela reconstrução das estradas vicinais dos municípios de Santana do Mundaú e União dos Palmares, atingidos pelas enxurradas do ano passado.

- O que eles foram fazer nessa empresa? quis saber o blog. “Ora, meu caro repórter, receber o ISS (Imposto sobre Qualquer Serviço ou Natureza); até por que eles querem a parte deles(cada um).

- Quanto é que a empresa deve? questionou o engenheiro de nome “Natanael”. Despreparados ao cubo, Kil de Freitas ficou com mas, mas e jogou a pergunta para o parente Jorge que não soube responder, muito menos informar sobre valores ao engenheiro.

-Tu sabe a tua parte Marcelo “grude” de Souza? disse Kil de Freitas e ouviu uma resposta sonsa de um cara sonso tipo maria vai com as outras e acima de tudo lerda:

-Sei, nããããooo!

- Então, como é que vocês vem aqui, me ocupar, sem saber quanto a empresa deve!”, disse Natanael, segundo a fonte.

Foi então que Kil de Freitas, sempre puxando conversa, amenizou o papo e evitando maiores constrangimentos e vexames indagou sobre o andamento dos serviços nas estradas vicinais. Não teve muita explicação.

Meia hora depois, os três patetas em nome do povo de seus respectivos municípios bateram em retirada do escritório da empresa responsável pela execução das estradas vicinais que anda de vento em popa.

Finalizou a fonte dizendo que ”o ISS das casas que estão sendo construídas para as famílias desabrigadas nos municípios alagoanos, caem na conta de cada prefeitura de forma direta e quem faz o depósito é a CAIXA.

Como perguntar não ofende: você sabe quanto é pago pela Caixa a União dos Palmares e Santana do Mundaú de ISS? Mais: algum vereador teve acesso aos valores pagos e que está em dia? Ah se o MP morasse aqui"

27 de junho de 2011

O BRASILEIRO JOSÉ GRAZIANO É ELEITO DIRETOR-GERAL PARA A FAO

 Foto: FAO/Giulio Napolitano


        A Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentaçãofao - lidera os esforços internacionais de erradicação da fome e da insegurança alimentar, as políticas brasileiras de combate à fome deram base para a eleição do brasileiro. Graziano foi o primeiro ministro do Fome Zero.

     Roma, Itália. 26 de junho de 2011 - José Graziano da Silva foi eleito hoje ao cargo de Diretor-Geral da FAO, ao receber um total de 92 votos dos 180 emitidos no segundo turno.
      "A partir de agora não sou um candidato brasileiro, mas o Diretor-Geral eleito de todos os países", Graziano da Silva afirmou, emocionado, num rápido discurso à 37ª Sessão da Conferência da FAO depois da votação.
      Graziano da Silva assumirá o cargo de Diretor-Geral no dia 1º de janeiro de 2012.
    O Diretor-Geral eleito reafirmou seu compromisso com a erradicação da fome no mundo e citou Betinho, lembrando que "quem tem fome tem pressa".
   Graziano da Silva explicou que essa foi a razão porque insistiu, durante toda a campanha, na necessidade de chegar a consensos e acordos que permitam avançar mais rapidamente rumo à erradicação da fome.
    Ele também comparou os esforços contra a fome com a erradicação da peste bovina, feito histórico que se celebra esta semana em Roma.
    "Teríamos alguma coisa a comemorar se o objetivo proposto tivesse sido reduzir a peste bovina à metade?" perguntou o candidato.
    Graziano da Silva também agradeceu ao Governo do Brasil por ter proposto seu nome e aos países que apoiaram a candidatura na América Latina e Caribe, África e a Comunidade de Países de Língua Portuguesa (CPLP) e o G-77 que se uniu em torno de seu nome no segundo turno.
   Afirmando que esta não foi uma eleição do Norte contra o Sul, mas um exercício democrático legítimo, Graziano da Silva também felicitou a seus adversários na disputa – o austríaco Franz Fischler, o espanhol Miguel Ángel Moratinos Cuyaubé, o indonésio Indroyono Soesilo, o iraniano Mohammad Saeid Noori Naeini y o iraquiano Abdul Latif Rashid – e revelou que já havia contatado-os individualmente com o objetivo de pedir seu apoio no trabalho que terá pela frente.
    O Diretor-Geral eleito também agradeceu aos que "não votaram": os funcionários da FAO e a sociedade civil que é "tão importante na luta contra a fome".

CÂMARA DE VEREADORES ANALISA PROJETO QUE CRIA E ORGANIZA O DEPARTAMENTO JURÍDICO MUNICIPAL

       Encontram-se na pauta de discussão para votação na Câmara de Vereadores os projetos de Lei 06 e 07/2011 do Executivo que dispõe sobre a criação e organização do departamento Jurídico do Município. Na mensagem ao Legislativo o prefeito alega haver extrema necessidade em virtude de que a procuradoria ainda não possui legislação que defina suas atribuições.
      Na proposta que regulamenta as atribuições do Procurador geral do Município, do Procurador do Município e do Secretário, o ponto mais questionado pelos Vereadores se refere ao Artigo 2º da proposta 07/2011 que trata dos vencimentos do Procurador Geral fixados em R$ 4.480,00, reajustado de acordo com os subsídios de Vice-prefeito, nesse caso o salário do Procurador será equivalente a 80% do que recebe o Vice.
         Não houve consenso entre os Vereadores e a matéria deve ser votada na sessão de amanhã.

26 de junho de 2011

PASTORAL DA CRIANÇA E A MISSÃO DE SALVAR VIDAS

Por Marly da Silva
   


A Pastoral da Criança está presente em 4.066 municípios brasileiros e em 42.314 comunidades, atuando na promoção da saúde e do desenvolvimento integral de gestantes, crianças e suas famílias. É este trabalho que faz da Pastoral uma das organizações mais respeitadas no Brasil.
          Em Santana do Mundaú está atuando desde janeiro de 2004 em sete comunidades onde acompanha 83 famílias e 111 crianças. A celebração da vida é o momento em que as famílias são reunidas para celebrar as conquistas, passar informações, nesses momentos ocorre as brincadeiras com as crianças e é feito o peso como forma de acompanhar o crescimento.
          É um trabalho feito por voluntários com bastante responsabilidade e dedicação e que tem contribuído de forma considerável na vida de muitas crianças, diminuindo a mortalidade infantil e despertando o espírito de solidariedade e cidadania.

          





BOA EXPECTATIVA PARA OS AGRICULTORES DE SANTANA DO MUNDAÚ

Por  Nilo Miranda
Foto: Jucicleide Pantaleão
       
           O município de Santana do Mundaú aderiu ao Programa de aquisição de Alimentos do Governo Estadual. Atendendo reivindicação de agricultores o prefeito Marcelo Souza assinou o termo de convênio que permitirá a venda de banana, laranja, chuchu, batata doce, doce de leite, galinha caipira e outros produtos para o Estado. Na ocasião também se comprometeu em disponibilizar local para armazenamento dos produtos, com balança e freezer. O prefeito também prometeu analisar a compra dos produtos pelo município o que vai garantir mais renda para o agricultor.
     A Associação dos Agricultores do vale do Brejo Grande também fechou convênio Com a Companhia Nacional de Abastecimento - CONAB para venda dos produtos agrícolas no valor de 301 mil reais. Para o presidente José Maria Leite a expectativa é grande e estão aguardando apenas a liberação para transportar os produtos. Outra boa notícia para os associados foi vencer o edital da Prefeitura de união dos Palmares que vai adquirir vários produtos como macaxeira, banana prata e laranja. Cada produtor poderá vender até R$ 9.000,00 por ano, conforme determina a legislação.
          Em reunião no Sítio Chã de Areia que contou com a participação do Banco do Nordeste, Secretaria Estadual de Agricultura e SEBRAE foi repassado pelos representantes da Secretaria de Agricultura informações sobre os procedimentos do programa.
Representantes da SEAGRI explica os critérios do Programa
 Mulheres participam da reunião
 Gerente do Banco do Nordeste falando de negociações das dívidas dos agricultores
 Agricultores participam da reunião
 SEBARE, BNB e Rep. SEAGRI
        

25 de junho de 2011

CASAS DE TAIPA: UM GRAVE PROBLEMA SOCIAL QUE PERSISTE EM SANTANA DO MUNDAÚ

      
              A casa de taipa é um tipo de construção rudimentar e milenar. Os mouros que invadiram Portugal implantaram este tipo de edificação, séculos depois os portugueses trouxeram para o Brasil e difundiram no território ocupado como alternativa às ocas. Passado mais cinco séculos, ainda é possível se deparar com este tipo de moradia que trouxe conseqüências para a população como a doença de chagas tendo em vista ser local hospedeiro do barbeiro.
         Em plena era tecnológica a casa de pau-a-pique ainda se configura como condição de moradia para centenas de pessoas em nosso município, sem contar outras tantas que estão infectadas pelo parasita sem que a ciência descobrisse a cura. O mais grave é o poder público fechar os olhos para esta situação, as políticas públicas existem para minimizar este quadro social, mas a disposição é pouca.
         Para Santana do Mundaú foi liberado 100 mil reais desde fevereiro de 2011 e até o momento não foi feito nada. Tanto a cidade, quanto a Vila Munguba e os recantos de Santana do Mundaú perdura este retrato do descaso social.


Detalhes do Convênio
Número do Convênio SIAFI:572149 Saiba como obter informações adicionais, denunciar 
irregularidades ou comunicar inconsistência de dados
Situação:Adimplente
Nº Original:CV 1661/06
Objeto do Convênio:
MELHORIA HABITACIONAL PARA O CONTROL 
DA DOENÇA DE CHAGAS.
Orgão Superior:MINISTERIO DA SAUDE
Concedente:FUNDACAO NACIONAL DE SAUDE - DF
Convenente:SANTANA DO MUNDAU PREFEITURA
Valor Convênio:200.000,00
Valor Liberado:100.000,00
Publicação:30/06/2006
Início da Vigência:25/06/2006
Fim da Vigência:14/06/2012
Valor Contrapartida:6.000,00
Data Última Liberação:28/02/2011
Valor Última Liberação:100.000,00

 Construção Sítio Mirim
Moradia Sítio Mariana
 Moradia Sítio Santo Antonio
 Moradia Vila Munguba
Moradia Rua Santa Rosa

PREFEITO PODERÁ FAZER MUDANÇAS NA ADMINISTRAÇÃO

      
      A quase nove meses na chefia do governo municipal o prefeito Marcelo Souza deverá fazer alterações na administração, nos bastidores comenta-se a saída da Secretária de Transporte para a Coordenação Geral de Administração, cogita-se ainda sobre a saída do Sr. José Carlos e a equipe técnica de licitação. Além do fim do pagamento de salários dos ex-secretários afastados dos cargos por decisão da justiça. 
        Tudo parece provável, pois o novo secretariado é bem eclético formado por veteranos da política com o Sr. Junior Francisco que ocupa a pasta da agricultura e Maria Lenilda e José Adriano que já exerceram as funções em gestões anteriores e os novatos Keysângela nos transportes, Estácio martins na Sec. de Obras e a Assistente Social Marcia Melo na Saúde. É aguardar pra ver.
       Nos bastidores da política comenta-se que é o sindicalista Antonio Carlos de Souza já foi sondado pelo prefeito para compor chapa para as próximas eleições.
        
         

24 de junho de 2011

SANTANA DO MUNDAÚ ESTÁ ENTRE OS 25 MUNICÍPIOS QUE RECEBEM MENOS ICMS

A terra da laranja sem iniciativas para emplacar o desenvolvimento     

        Conforme dados da SEFAZ-AL, o município de Santana do Mundaú faz parte da lista dos que menos recebe a fatia do ICMS do Estado. Os dados revelam que a terra da laranja está longe de promover o seu desenvolvimento, a fatia do bolo supera apenas 22 municípios alagoanos. Em 2010 o valor recebido por Santana do mundaú foi de 920 mil reais e até junho de 2011 foi de 520 mil reais.
        O mundo é outro e a economia exige estratégias para alcançar o desenvolvimento, coisa que passa longe da pauta política de Santana do Mundaú, o interesse aqui são outros.

Exercício:


Filtro:
 PREFEITURA MUNIC.DE SANTANA DO MUNDAU

Consulta Repasse Município por Mês
Mês
Valor
50.211,50
66.421,03
84.587,42
75.737,55
85.128,62
63.610,55
67.338,21
115.192,76
59.145,84
77.954,58
86.062,76
89.019,18

Exercício:

Filtro:
 PREFEITURA MUNIC.DE SANTANA DO MUNDAU

Consulta Repasse Município por Mês
Mês
Valor
113.743,51
89.991,83
68.608,13
79.457,58
103.008,32
66.185,12