SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

31 de agosto de 2011

MORADORES DO MIRIM FAZEM ABAIXO ASSINADO PEDINDO MELHORIA PARA ESTRADA

      
     Os Moradores do Mirim enviaram abaixo assinado para o Vice-Governador Tomaz Nonô pedindo o beneficiamento da estrada da comunidade no projeto da Reconstrução.
      Para Benedito Clemente é necessário buscar apoio porque a nossa estrada foi bastante atingida pelas enchentes do ano passado, houve trecho em que a estrada foi destruída, impedindo a passagem de automóveis, estudantes quando chove estão vindo a pé para pegar o carro na Xiringa e por isso devemos pedir o melhoramento da estrada, afirma Benedito que vai também solitar apoio da Câmara de Vereadores.
       O Vice Governador recebeu a reivindicação dos moradores no Seminário em Quebrangulo e adiantou que vai tomar conhecimento do caso e saber se está dentro do AVADAN para poder ser atendido pelo programa da Reconstrução, caso não esteja vai buscar atender a demanda da comunidade através do DER.


Abaixo assinado ao Vice Governador:

Ao Exmo. Sr José Tomaz Nonô – Vice-Governador do Estado de Alagoas.

Senhor Vice-Governador,

                Os moradores do Povoado Mirim no município de Santana do Mundaú, Estado de Alagoas, vêm através deste, mui respeitosamente, à presença de Vossa Excelência requerer o beneficiamento da estrada de acesso para a nossa comunidade.
                Santana do Mundaú, como é do conhecimento de Vossa Excelência, foi seriamente afetada pelas enchentes de 2010, com sérios danos para as estradas. Nossa comunidade está situada nesse contexto, a estrada de acesso deste povoado encontra-se nas margens ao longo do curso do Rio Mirim que deságua no Rio Mundaú na parte urbana da cidade.
                Estamos preocupados ao saber que não estamos contemplados dentro do projeto da Reconstrução em relação às estradas, conforme as informações que obtivemos. A estrada a ser beneficiada é a que dá acesso a uma vicinal até a divisa com o município de Chã Preta, deixando de fora toda a nossa comunidade.
                Salientamos que a área que foi seriamente atingida pela força das águas do Rio Mirim é exatamente a nossa onde além das estradas, casas e a escola foram afetadas. Os nossos estudantes é um exemplo das dificuldades que estamos vivendo, chegando a percorrer longa distância para pegar o transporte escolar e nossos agricultores são também sofredores com a falta de estrada, tendo que transportar em animais os seus produtos.
                A nossa região além de ser bastante povoada, possui boa produção de banana, laranja, mandioca e inhame, um campo de futebol e dois banhos naturais (Xiringa e Ararão) que atraem visitantes de vários municípios.
                Diante desse quadro de necessidades e de preocupações, solicitamos a atenção de Vossa Excelência no sentido de incluir a nossa estrada de acesso no projeto da reconstrução.
                Certos de contarmos com o vosso valoroso apoio, agradecemos antecipadamente as providências merecidas para o atendimento de nossos anseios.
                Santana do Mundaú, AL, 28 de agosto de 2011.

BENEDITO CLEMENTE DA SILVA

30 de agosto de 2011

INSCRIÇÕES PARA PROCESSO SELETIVO DO IBGE ESTÃO ABERTAS



INFORMATIVO PARA IMPRENSA ALAGOANA – Nº 01




A Fundação IBGE em Alagoas, através da sua Supervisão de Documentação e Disseminação de Informações (IBGE/AL – SDI), vem divulgar o Processo Seletivo Simplificado 2011 para o cargo de Agente de Pesquisa e Mapeamento – PSS APM 2011 – em todo o país, que está sendo organizado pela Empresa Consulplan.
 
Em Alagoas estamos nos mobilizando para realizar, de maneira ampla, a divulgação do PSS APM 2011 nos municípios sedes de agências do IBGE em Alagoas (ver quadro abaixo).

Maiores detalhes e o Edital do PSS APM 2011 podem ser pesquisados no site do IBGE (www.ibge.gov.br) ou no site da Consulplan (www.consulplan.net ).
 
·         Cargo: Agente de Pesquisa e Mapeamento - APM
·         Exigências: 2º grau completo (nível médio) e maior de 18 anos de idade
·         Inscrições: de 29/agosto até 19/setembro
·         Inscrições feitas exclusivamente pela internet, no site www.consulplan.net
·         Valor da inscrição: R$ 20,00
·         Salário: R$ 850,00 + Aux. Alimentação + Aux. Transporte
·         Jornada de trabalho: 40h/semana
·         Prova prevista para 30 de outubro de 2011
·         Postos informatizados para inscrições em cada município: lista de endereço será divulgada até 10/agosto pela Consulplan
·         Informações: 0800 283 4628 / pss.ibge@consulplan.com
·         Total de vagas para Alagoas: 107, sendo 95 para ampla concorrência e 12 para portadores de deficiência física
·         Quadro de vagas por município:

Municípios com Vagas
Vagas Ampla Concorrência
Vagas Portadores de Deficiência Física
Total de Vagas
Pólos de Prova
Arapiraca
6
1
7
Arapiraca
Delmiro Gouveia
6
1
7
Delmiro Gouveia
Maceió
45
3
48
Maceió
Palmeira dos Índios
5
1
6
Palmeira dos Índios
Penedo
6
1
7
Penedo
Porto Calvo
5
1
6
Porto Calvo
Santana do Ipanema
5
1
6
Santana do Ipanema
São Miguel dos Campos
6
1
7
São Miguel dos Campos
União dos Palmares
6
1
7
União dos Palmares
Viçosa
5
1
6
Viçosa
TOTAL
95
12
107
10


Atendimento IBGE/Alagoas

03 de Agosto de 2011.
AG/IBGE/União dos Palmares  - (82) 32811421

Contatos IBGE/AL – SDI: alagoas@ibge.gov.br / (82) 2123-4205

QUEBRANGULO ESTÁ SEDIANDO SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONTEXTO DAS ENCHENTES EM ALAGAOS

   
      O município de Quebrangulo que foi também atingido pelas enchentes de 2010 está sediando hoje 30/08 e amanhã o Seminário Regional sobre Mudanças Climáticas: Contexto das enchentes em Alagoas. O evento é uma organização da Cáritas Diocesanas de Palmeira dos Índios e Arquidiocese de Maceió.
       O primeiro dia de trabalho foi inciado com uma mística e a leitura de uma passagem Bíblica que foi refletida através de depoimentos dos participantes que relataram o silêncio, a esperança, a solidariedade como sinal de Deus em meio as dificuldades.
        Estiveram presentes o Prefeito de Quebrangulo Marcelo Lima que relembrou emocionado os desafios enfrentados até agora e criticou o governo federal e estadual ao deixar os municípios com tão grande responsabilidade sem oferecer as condições necessárias para atender a população.
        O Bispo da Diocese de Palmeira dos Índios Ducêncio Fontes externou seu compromisso junto aos causas dos atingidos e Dom Antonio Muniz da Arquidiocese de Maceió reafirmou a necessidade de garantir a dignidade das famílias e continuar exigindo das autoridades a meta de que as famílias estejam em suas casas até o natal.
          O Palestrante do dia foi o sociólogo Ivo Poleto que fez uma explanação sobre o momento em que o mundo passa na atualidade e as mudanças climáticas onde toda a humanidade tem sofrido as graves consequências do modelo de progresso que coloca em risco as formas de vida no planeta.
          Nesta quarta-feira o Seminário contará com a presença do Vice-Governador Tomaz Nonô.
 Participantes do Seminário
 Prefeito Marcelo Lima de Quebrangulo
 Auditório do evento
O sociólogo Ivo Poleto como palestrante sobre as mudanças climáticas
 Grupo de participantes em visita às casas 
Antonio Ferreira e Jado, participantes de S. Mundaú no evento
 Antonio Ferreira e Ivaneide Pantaleão em visita às obras da construção das casas
 Operários na recuperação das ruas destruídas
 Ao fundo a mata ciliar recuperada pela Ong NORDESTA
 Grupo em visita aos locais destruídos na cidade de Quebrangulo
 Ponte recém construída na cidade de Quebrangulo
Ponte destrúída pela força das águas do Rio Paraíba
 Grupo de participantes em discussão 
 Secretário de Agicultura e Meio Ambiente em viveiro de mudas para projeto de reflorestamento
 Futura sede da Prefeitura, uma casarão de 1926

29 de agosto de 2011

ASSOCIAÇÃO DO VALE DO BREJO GRANDE TEM RECURSOS LIBERADOS PELA CONAB

       Depois de uma longo espera que durou mais de 90 dias a Associação Vale do Brejo Grande recebeu a informação do Superintendente de Alagoas Sr. Eliseu de que os recursos foram liberados no valor de 301 mil reais.
      Foi uma verdadeira romaria em busca de apoio durante este tempo, fomos atrás de Bancos, Secretaria Estadual da Agricultura, políticos, MDA e até a Presidência da República para pedir que os nossos agricultores fossem contemplados por este Programa, diz o Presidente José Maria Vital.
      Agora cabe ao produtor cumprir os critérios e a programação de entrega dos produtos. A Associação também já aguarda a liberação para entrega de alimentos para a Prefeitura de União dos Palmares destinado à merenda escolar, serão mais 34 agricultores beneficiados com quase 09 mil reais cada.
        O próximo passo é buscar atender o município de Santana do Mundaú com produtos que possam ser incluídos no cardápio da merenda.

28 de agosto de 2011

NOVO PRESIDENTE DA CÂMARA PROMETE FAZER AUDITORIA NA CÂMARA

       O novo presidente da Câmara de Vereadores de Santana do Mundaú promete fazer um trabalho de auditoria na Casa. Ao assumir os trabalhos depois da posse verificou a falta de documentação, as gavetas estão limpas, diante do que isto pode representar avisou que vai procurar uma equipe de auditores para fazer uma averiguação sobre o que está encontrando no Legislativo. 
       A decisão visa livrar a nova mesa de qualquer responsabilidade. Segundo Tôta foi avisado inclusive a presidente Edileuza que esteve a frente do Legislativo sobre a decisão. Para ele é uma medida necessária em razão de que não encontramos documentos que serão necessários para cumprir as normas legais que toda Câmara tem por obrigação fazer.

24 de agosto de 2011

ACAMPAMENTO PARA DESABRIGADOS DAS ENCHENTES É INVADIDO EM BRANQUINHA


23.08.2011 | 19h39
  Gazetaweb - Regina Carvalho




Forasteiros tentam burlar cadastros feitos pela prefeitura e pela Defesa Civil

Acampamentos provisórios para os desabrigados das enchentes do ano passado estão sendo invadidos por “forasteiros”, que tentam burlar os cadastros feitos pelas prefeituras e Defesa Civil Estadual. No município de Branquinha, os moradores denunciam que os “invasores” ergueram casas de taipa e tentam garantir moradias do Programa de Reconstrução do Governo. A prefeitura reconhece o problema, mas disse que não tem como impedir a ocupação.

Conforme as denúncias, os “invasores” vêm de Maceió e de cidades do interior e se infiltraram entre os desabrigados para garantir uma casa. Dois deles foram identificados pelos pré-nomes de Cícero e Nivaldo, mas negaram as acusações. A Secretaria de Assistência Social de Branquinha afirma que dispõe de um cadastro feito logo após as enchentes e que faz levantamentos sobre as ocupações irregulares, para evitar fraudes na distribuição das casas.

“Já sabemos quem vai receber as casas, não adianta invadir, chegar gente de fora. Estamos atentos a tudo isso. Temos um cadastro das pessoas vítimas da enchente do dia 18 de junho do ano passado”, informou a prefeita Renata Moraes à reportagem da Gazetaweb. A prefeita acrescentou que 937 famílias de Branquinha foram cadastradas pela prefeitura e disse que todas serão contempladas. “Mas a prefeitura tem consciência de que existem invasores”, reconheceu.

A assistente social Adriana Barbosa informou que os “invasores”, muitas vezes, têm parentes morando em barracas e acabam arrumando um terreno próximo na esperança de conseguir uma moradia. “São poucos casos que temos conhecimento. Mas não adianta ocupar irregularmente, pois só receberá casa quem estiver cadastrado pela prefeitura”.



“CAMPOS DE REFUGIADOS”


Percorrer o terreno onde estão instaladas as barracas de lona no município é se deparar com situações que provocam indignação e desconforto em vários momentos, descrito pelo repórter André Luiz Azevedo como “campo de refugiados”. As barracas “novinhas” de um ano atrás, agora, são farrapos que junto a retalhos de pano e ferros formam moradias indignas. Devido ao tempo, expostas a sol e chuva, buracos se abriram e ameaçam a segurança e saúde dos moradores. 


A ex-merendeira Marcilde Vieira da Silva, 52 anos, classifica a situação em que vive como humilhante. Ela afirma que a barraca em que mora desabou nesta terça-feira (22) e que precisou do auxílio de outros moradores para reerguê-la. “Quebrou um ferro, fui consertar e levei uma queda. Isso aqui é um sofrimento diário. É bastante humilhante”, revela, acrescentando que vive com a renda do marido, que é tratorista de uma usina da região.

“Antes tinha casa própria. Era simples, mas era minha. Agora estou aqui há um ano e dois meses. É triste porque a gente vive dependendo do governo, para tudo. Falta tudo aqui”, reclamou Marcilde. Sobre a data da entrega de sua futura moradia, a ex-merendeira disse que só teve informação através de reportagem que viu na TV. “Passou na reportagem que vão entregar em outubro ou novembro. Todo dia vou lá pra ver como tá e se o serviço está parado”.



Os banheiros do acampamento são um capítulo a parte. Ninguém consegue circular por perto sem passar mal. A falta de cuidado com a higiene no local, promovida pelos próprios moradores e agravada pela ausência de fiscalização da prefeitura deixa o ambiente ainda mais abandonado e uma sensação de caos. É desumano viver num lugar desse.

Em meio à lama que toma conta das barracas, Malba Cristina Cândido perambula com olhar distante e recebe atenção dos vizinhos. Ela perdeu uma filha de quatro anos na enchente que abateu Branquinha no ano passado. A pequena Ana Célia Brasil, de 4 anos, foi levada pela enxurrada de junho. “Nenhuma foto restou para guardar como recordação”, contou a mãe, que, desde então, passou a ser acompanhada por um psicólogo cedido pelo município.


CÂMARA DE VEREADORES DE SANTANA DO MUNDAÚ TEM NOVO PRESIDENTE

Por Cresivaldo Lúcio

     Chegou ao fim o desfecho da novela da Câmara de Vereadores de Santana do Mundaú, depois de mais de um mês da anulação da última eleição, foi realizada a nova eleição para Presidente que foi vencida pelo vereador Tôta.
      As duas chapas concorrentes foram encabeçadas por Maciel Barbosa que obteve quatro votos e a de Tôta que obteve cinco votos.
      A vereadora Edileuza da Munguba que assumiu interinamente a presidência da Casa foi a última a votar deu posse a nova mesa diretora que vai ser comandada por Tôta, Dorge e João do Posto na condição de 1º e 2º vice-presidente, Ju Pantaleão e Edson Barros como os novos secretários da Casa.
         O Vereador Maciel Barbosa agradeceu pelos  04 votos recebidos dos colegas e pediu que a nova mesa diretora mostre toda transparência dos trabalhos não só para os vereadores da casa e sim para o povo mundauense, que aqui nós somos empregados do povo.
         Usando também a tribuna o vereador Ivan Ferreira fez elogios ao vereador Maciel Barbosa por aceitar o desafio em disputar a eleição, e também parabenizou a nova mesa diretora eleita, parabenizando o vereador Tôta por ter sido eleito presidente. Ivan observou que a eleição se deu de forma irregular, uma vez que o vereador Dorge não poderia fazer parte da chapa já que feria o regimento interno da Câmara o que seria passível de impugnação.
        Para Edson Barros o vereador Tôta foi eleito juntamente com sua Mesa Diretora sem pressão política e sem Coronelismo, como aqui costuma haver este tipo de vício,  como todos sabem, aqui somos 05 vereadores vitoriosos, ou seja, somos soldados lutando pelo melhor. Enfatizou Edson: "E que o amigo Vereador Ivan Ferreira estaria enganado quanto a impossibilidade em relação ao vereador Dorge, não há nada que impeça sua participação".
       Populares acompanharam a sessão que se estendeu até o começo da noite.
    Independentemente do resultado, uma pequena mudança pode ser considerada, houve uma intensa articulação interna, onde antes a coisa já estava previamente estabelecida pelos poderes externos; outro fato a ser destacado é em relação as novas relações entre vereadores, "uma diversificação" antigos aliados se dispersaram é o caso de Ivan Ferreira que optou pela união com Ana Correia, Edileuza e Maciel. Enquanto Dorge e João do Posto se aliaram ao grupo encabeçado por Tôta, Ju e Edsom Barros. O interessante é que os que recorreram à justiça pela anulação da eleição se misturaram com os que foram prejudicados com a decisão da justiça. Entenda-se.

População lotou a Câmara para presenciar a eleição da nova mesa diretora
       
        

PRODUTORES APRESENTAM SUAS DEMANDAS À SECRETARIA ESTADUAL DE AGRICULTURA


    Os agricultores da Associação do Vale do Brejo Grande estiveram reunidos na manhã da terça-feira, 23/08, com representantes da Secretaria Estadual de Agricultura, Banco do Nordeste,  Banco do Brasil e o poder público municipal para discutir as dificuldades que os produtores vem enfrentando.
      O Prefeito Marcelo Souza agradeceu a presença de todos e das autoridades do Estado, se comprometeu em ajudar e melhorar a assistência ao agricultor com a instalação do PAA - Programa de Aquisição de Alimento.
        Os associados reclamaram da morosidade no programa da Conab em atender o convênio já firmado com a Associação. Na ocasião o Presidente José Maria Vital Leite reclamou da falta de uma política que melhore a vida dos agricultores e que o governo olhasse com mais atenção para a situação que eles estão vivenciando.
       O representante do Banco do Nordeste destacou a necessidade da organização dos produtores em buscar por uma melhor comercialização e assim melhorar a vida das famílias, honrar com os compromissos assumidos com as instituições financeiras que sempre se colocaram como parceira do município.
       A Sra. Inês Pacheco que representou o Secretário Estadual Jorge Dantas explicou a forma que os agricultores devem proceder para participar dos programas do governo que vem adquirindo produtos da Agricultura Familiar e que espera que Santana do Mundaú esteja entre os 40 municípios alagoanos contemplados, onde a equipe técnica da regional de União dos Palmares irá dar a assistência necessária para a efetivação das políticas que possam melhorar a qualidade de vida das associações, sindicatos e cooperativas.
 Sra. Inês Pacheco
 Produtores de Santana do Mundaú

 João Simão da Ingazeira
 José Maria Vital - Presidente da Assoc. Vale do Brejo Grande
Sr. Benedito do BNB e Sr. Viana da regional da Sec. Agricultura




       
   

     

CÁRITAS BRASILEIRA PROMOVE SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM QUEBRANGULO

      
     Será realizado nos dias 30 e 31 de agosto de 2011 na cidade de Quebrangulo o SEMINÁRIO REGIONAL SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS: CONTEXTO DAS ENCHENTES EM ALAGOAS.
       Os organizadores do evento estiveram em Santana do Mundaú para fazer o convite a comunidade e aos representantes do poder público municipal. Os representantes da Cáritas, Rita, Aparecida e Jairo falaram do trabalho desenvolvido pela Cáritas em relação às enchentes e destacaram a importância da realização do Seminário no momento atual em que a população tem sofrido seus efeitos e como efetivar uma política para amenizar esses danos na vida da população.
       Na ocasião solicitaram o apoio do prefeito Marcelo Souza e a presença do município nos dias do evento que contará com palestras de Ivo Poletto do Fórum Nacional de Mudanças Climáticas e do Vice Governador Tomás Nôno que abordará as ações governamentais de reconstruão em Alagoas
        A professora Fátima Antonio ficou encarregada de articular com representantes da população atingida a participação no evento que disponibilizzrá alimentação e estadia durante os dias dias de atividades.

22 de agosto de 2011

TÔTA E MACIEL BARBOSA DISPUTAM PRESIDÊNCIA DA CÂMARA DE VEREADORES

      Depois de mais de um mês da decisão da justiça pela anulação da eleição da Câmara e de muitas negociações para nova eleição está marcada para amanhã 24/08 a nova eleição para presidência da Câmara.
      Até o final da tarde desta segunda-feira, tempo determinado pela justiça, havia duas chapas inscritas, uma encabeçada pelo Vereador Tôta, com Dorge para Vice-presidente, João do posto para 2º Vice-presidente, Ju Pantaleão para 1º Secretário e Edsom Barros 2º Secretário. A segunda Chapa que tinha Ivan Ferreira como presidente foi alterada, agora para Maciel Barbosa para presidir a casa, com Ivan Ferreira para Vice-presidente, Edileuza e Ana para 1º e 2º Secretária, respectivamente.
       Para Maciel Barbosa o objetivo da formação dessa chapa é baseado numa proposta de organizar o Legislativo e despertar os vereadores para a problemática em que vive o município e assim construir uma nova ordem de acordo com os anseios da comunidade.
       Para Tôta o momento é de tranquilidade, as conversas que tive com os colegas é de trabalhar para desempenhar o papel que as pessoas esperam, estamos para dialogar, afirmou o candidato demonstrando confiança na nova mesa da Casa.
       Esta é uma mais concorridas eleições da Câmara, o que a população aguarda mesmo é uma mudança que sintonize a Câmara como uma voz, de fato, da população de Mundaú.
   

OAB lança Observatório da Corrupção

Grupo presidido pelo alagoano Paulo Brêda pretende pressionar Judiciário sobre tramitação de processos


A sociedade terá a partir desta quarta-feira (24) mais um canal para acompanhar processos que tratam de desvio de dinheiro público. O Observatório Nacional da Corrupção, capitaneado pelo advogado alagoano Paulo Henrique Brêda, promete ser um meio de a sociedade pressionar o Poder Judiciário sobre a tramitação de processos por improbidade administrativa, peculato e outras formas de corrupção nos cofres públicos. 

Na prática, o Observatório pode ser a oportunidade de a sociedade ficar de olho em processos como o que resultou da operação Taturana, que em 2007 investigou desvio de R$ 300 milhões dos cofres da Assembleia Legislativa, mas passados quatro anos os acusados ainda não foram a julgamento. 

Paulo Brêda explica que o foco nesses processos se deve à importância para a coletividade. “A conclusão dos processos que tratam de desvio de dinheiro público é aguardada por toda a população. A improbidade administrativa é um mal que tira a merenda escolar da criança, o médico do posto de saúde do bairro, e tantos outros serviços que a população que paga seus impostos não tem satisfatoriamente”, afirma Paulo Brêda.

Para participar o cidadão precisará acessar a página do Conselho Federal da OAB, no endereço eletrônico www.oab.org.br , que disponibilizará link do Observatório a partir desta quarta. Aceitando os termos de uso o cidadão irá solicitar informações sobre processo, incluindo informações detalhadas sobre ele. Em seguida o pedido será analisado pela Comissão de Combate à Corrupção e à Impunidade (CECCI), que integra o Conselho, e coordena o Observatório. Em o pedido se enquadrando nas regras e objetivos do Observatório, o requerente será informado das movimentações do processo por meio de mensagem eletrônica (e-mail).

Para “correr atrás” dos processos junto ao Poder Judiciário, a OAB irá formar um grupo de advogados que atuem junto ao Observatório em cada unidade da federação. “Precisaremos do apoio de cada seccional nessa empreitada, mas a recepção tem sido boa. O trabalho é importante e um grande passo no combate à corrupção” , ressalta Brêda.

Para o presidente da OAB Nacional, Ophir Cavalcante, o Observatório será um canal de pressão para que o judiciário dê prioridade à corrupção, que ele chama de “praga”. 
“Um canal entre a sociedade e a OAB no sentido da fiscalização contra essa praga, e também de pressão sobre o Judiciário, para que esse Poder dê prioridade aos processos nessa área, julgando e punindo os envolvidos em corrupção no País. Será um olhar da sociedade brasileira em cima do Judiciário, uma pressão legítima para que esse poder julgue e puna os culpados por malversação e desvios de recursos públicos", disse Ophir.



Gazetaweb - 21.08.2011 | 08h23

DA INDÚSTRIA DA SECA À INDÚSTRIA DAS ENCHENTES: A VIOLAÇÃO DA DIGNIDADE ASSISTIDA COMO UM FATO NATURAL

      A situação denunciada pelo Jornal Nacional sobre os atingidos pelas enchentes em Alagoas revelam claramente a violação dos direitos humanos por parte do Estado. A ideia de acampamento por si só, em Alagoas, consiste numa prática absurda. A velha indústria da seca mostra sua força, agora  "Indústria das enchentes".
        Acampamento só em casos extremos 'para refugiados, por exemplo'. Aqui até infraestrutura para acampamento foi pensada como cozinha, banheiros, iluminação, isto já demonstra a clara intenção de submeter a população a longos períodos em condições subumanas. São ambientes inóspitos, sem segurança, calor infernal, doenças, violência, falta de privacidade, alimentação de baixa qualidade, condições de higiene precária... enfim, algo abominável.
          Tratando de atingidos pelas enchentes, Alagoas se tornou um Haiti brasileiro. Seria muito mais decente seguir o exemplo de Pernambuco que optou pelo auxílio moradia que vem sendo pago até o momento. As famílias teriam condições dignas de moradia, estariam livres dessas condições humilhantes e o Estado isento da responsabilidade de manter toda esta infraestrutura, inclusive muito mais econômico.
         O governo foi enfático, preferiu gastar só em compra de barracas mais de 17 milhões de reais, cada barraca tem um custo de implantação em torno de 4,5 mil reais. Prevaleceu montar os acampamentos que até hoje ainda, se quer foram concluídos. Santana do Mundaú foi um dos município que lutou para que os gastos com acampamento fossem revertidos em auxilio moradia, não conseguiu, mas também não se submeteu às imposições do governo e ninguém ocupou as barracas.
        Todas essas mazelas, assistidas como um fato natural, tem permitido um novo polo industrial, "a Indústria das enchentes e a perpetuação da miséria".


20 de agosto de 2011

DISPUTA NA CÂMARA: ELEIÇÃO OCORRERÁ NA PRÓXIMA TERÇA-FEIRA, 23

fotos: Blog a palavra.

       A novela da Câmara de Vereadores deve ter um desfecho na próxima terça-feira 23/08 com a eleição da nova mesa diretora decidido pela Juíza Lorena Carla Santos V. Sotto-Mayor.
       Na corrida pela presidência o Vereador Tôta sai na frente para formalizar a chapa, mas não é de se espantar se o grupo formado por Ivan Ferreira, Ana Correia e Edileuza Machado venha a surpreender, as articulações ocorrem nos bastidores para trazer para o grupo o Vereador Maciel e Ju Pantaleão.
        Maciel Barbosa também estaria sendo cogitado para a disputa, uma vez que aglomeraria os dissidentes e aliados de Ana Correia.
       A ideia nova é de que se formaria um grupo independente, é esperar pra ver o resultado.

Decisão da Magistrada:

1. O prazo para a apresentação das chapas é de 72 (setenta e duas) horas, contadas do presente ato, esgotando-se, portanto, na segunda-feira, até às 18:00 horas;
2. Na terça-feira, 23 de agosto de 2011, será realizada sessão ordinária e, sequentemente, imediatamente após, sessão solene, na qual será realizada a eleição e posse da Mesa Diretora com observância de todas as formalidades legais.


   

19 de agosto de 2011

SEBRAE CONCLUI CICLO DE PALESTRAS PARA EMPREENDEDORES DE SANTANA DO MUNDAÚ


 O SEBRAE através do Programa Orienta Fácil realizou o primeiro ciclo de palestra em Santana do Mundaú. A iniciativa se deve a necessidade de uma contínua formação empresarial frente as mudanças no mercado de trabalho, o empreendedor não pode deixar de se atualizar quanto ao mundo dos negócios. Ainda é grande o número de empresas que fecham as portas com pouco tempo de atividade e um dos problemas se deve a falta de instrução no gerenciamento da empresa.
       O evento reuniu comerciantes locais durante os três dias na Câmara de Vereadores. Para a Consultora Cristina Campos foi valioso, estamos vivendo momentos de mudanças o trabalho é lento, de formiguinha, contudo, já conseguimos perceber uma nova forma de reflexão dos empreendedores frente as suas empresas.O Programa Orienta Fácil, tem uma abordagem voltada para o gerenciamento empresarial.
         Os temas abordados foram: 
    - COMECE CERTO: PLANEJAMENTO E ANÁLISE A EQUIPE E SUAS CONSEQUÊNCIAS NA EMPRESA; 
            - CONHEÇA O CLIENTE DO SEU NEGÓCIO; 
       - TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PARA O INCREMENTO DA COMPETITIVIDADE EM MPES   
       - LEI GERAL DAS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS COMO OPORTUNIDADE E PROMOÇÃO DO DESENVOLVIMENTO ECONÔMICO SOCIAL.

       Oportunamente agradecemos ao apoio da Câmara de Vereadores através da Presidenta Edileuza Machado, da Associação Comercial de Santana do Mundaú, do Prefeito Marcelo Marcelo Souza que se comprometeu em contribuir com o programa ao se dispor em estruturar a Sala do Empreendedor na cidade e de todos os participantes.




Posted by Picasa