SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

28 de setembro de 2011

INDEFINIÇÃO SOBRE QUEM PODE OCUPAR AS CASAS DO PROGRAMA MINHA CASA MINHA VIDA PODERÁ DEIXAR FAMÍLIAS DE ÁREAS ATINGIDAS SEM MORADIA


       As tão sonhadas casas para as famílias das áreas atingidas pelas enchentes de 2010 que estão aos poucos sendo construídas, corre o risco literalmente de fazer parte de um sonho ou pesadelo diante da indefinição de critérios que possa contemplar todas as famílias situadas em áreas de riscos.
       De acordo com o governo a prioridade são as famílias que estão nos acampamentos, depois as que estão nos prédios públicos, em seguida as que recebem auxílio moradia, as que tem mulheres como chefe de família... Para a Caixa Econômica a ordem é outra, todas as famílias devem estar cadastradas no Cadastro Único e a partir daí selecionadas para o Programa Minha Casa Minha Vida - ficando bem claro - para o tipo de programa de casas populares só podem ser incluídos no cadastro famílias com renda inferior a R$ 1.600,00, as com renda superior, pelas normas da Caixa estão fora, não atendem o critério para receber casas populares. Já para o IBAMA o alerta é que ninguém deve ocupar as APPs (Área de Proteção Permanentes) e mais tudo que foi reformado ou reconstruído nessa área de 50 metros do rio está passível de demolição.
       Para o governo a preocupação não é quem vai pagar as casas e como pagar, nem tão pouco definir que deve ocupar, segundo os critérios da Caixa, conforme determinação do IBAMA. 
        A questão é para quem são as casas que estão sendo construídas? Para a remoção da população da área de risco ou apenas um programa de casas populares para as famílias com renda até 1.600,00 reais?
     A população precisa ter conhecimento, discutir e se pronunciar, os meios de comunicação precisam divulgar este questionamento e o poder público oferecer uma resposta.
        Em Santana do Mundaú o maior percentual de famílias com renda superior ao limite estipulado pelo programa está situada exatamente na área atingida. Então, se estas famílias estão fora do programa, estão fazendo casas para quem e dessa forma como é que se remove as famílias das áreas de risco?
        

Um comentário:

  1. É isso que esses governantes querem para a população, sempre deixando o povo as margens da sociedade. É bem verdade que a enchente foi um pedido do povo porque estava querendo ganhar uma casa nova...quando nos será dado o direito de ir e vir neste estado? neste país?

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade