SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

9 de julho de 2011

CLONAGEM DE CHEQUE É O NOVO GOLPE DA PRAÇA EM UNIÃO DOS PALMARES

     
       A vulnerabilidade do sistema bancário vem causando prejuízos e dor de cabeça na clientela. Existe uma rede que vem se utilizando da clonagem de cheques para aplicar golpes nos correntistas. Os bancos, como sempre, fazem segredo sobre o número dessas ocorrências, mas o número já é preocupante e os valores são consideráveis.
         Um cliente da Caixa Econômica Palmarina foi comunicado do roubo de um malote onde continha um cheque emitido pelo correntista, o banco a quem pertencia o malote tratou de cancelar o cheque, mas dias depois surgiu no extrato da conta o mesmo valor com outra numeração de cheque. Outro cliente teve valores descontados em conta de cheques clonados, quando os cheques verdadeiros acabaram devolvidos em razão de que cheques com a mesma numeração já haviam sido compensados.
          O golpe é tão frequente que os bancos estão consultando os clientes para saber se de fato emitiram cheques e valores correspondentes. Sabe-se que até cheques de prefeituras estão sendo clonados e diante da situação alarmante e da fragilidade do sistema bancário o conselho dado por eles é de evitar emitir pagamento por meio de cheques. Um absurdo a orientação do banco, mas o cliente que quiser precaver de problemas deve aceitar, pois para recuperar o dinheiro é necessário uma série de procedimentos e protocolos, além de muita paciência.
         Na era digital e dos hackers todo cuidado é pouco. O problema é grave, mas o sistema financeiro mantém esta situação gravíssima em "sigilo" como sempre.

Um comentário:

  1. Parabéns pela matéria!!! Infelizmente já passei por esta situação, apesar da morozidade do Banco, exigir o meu direito e fui ressarcida pelo Banco, pois ele tem responsabilidade.

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade