SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

28 de julho de 2011

REALIZADA IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL

     
      Foi realizado durante o dia 27 de julho de 2011, no Sindicato dos Trabalhadores Rurais, a IV Conferência Municipal de Assistência Social que abordou o Suas - Sistema Único de Assistência Social e a valorização dos seus trabalhadores., que contou com a participação de vários representantes de organizações da Sociedade Civil local como a Pastoral da Criança, Sindicato dos Servidores Públicos, Associação Comercial, Igrejas, Defesa Civil Municipal, Conselho Tutelar, poder público municipal e representante do Governo Estadual.
      Após o cerimonial de abertura e a composição da mesa, leu-se o regimento da Conferência que foi aprovado sem ressalvas, o Secretário Municipal José Adriano fez uma explanação da Conferência realizada em 2009 destacando as propostas que saíram naquele momento, a Professora Teresinha Cardoso destacou as políticas nacionais de combate a miséria e leu um editorial da importância sobre da Conferência. O Vereador Maciel Barbosa refletiu sobre o momento em Santana do Mundaú e a necessidade de uma união, lembrou ainda que pouco se avançou em realização das propostas da Conferência de 2009  e saísse daquele momento um olhar crítico que ajudasse mais a entender o papel da Assistência e cobrar os direitos. Para a Diretora da Escola Manoel de Matos Quitéria Calado, é momento de rever o que não foi cumprido pela conferência anterior, diante dos acontecimentos que ocorreram em Santana do Mundaú a comunidade precisa de respostas, destacando a problemática em que se encontra a educação onde a comunidade escolar ainda não sabe do seu destino, uma vez que as escolas estão situadas em áreas de riscos.
      A representante do governo Estadual Arabela colocou em sua fala a importância da comunidade em promover a cidadania, buscar direitos, não deixar as coisas acontecerem sem um pronunciamento. Para ela, não é possível a Assistência Social cumprir suas atribuições quando outros órgãos deixam de fazer a sua parte. Após ouvir a comunidade que fez da Conferência um ponto importante para discutir ainda as questões que perduram sobre o projeto de reconstrução, onde foi demonstrado a grande preocupação das pessoas sobre tudo o que vem acontecendo, a conferencista explicou como se dá o processo de aquisição das casas através de um cadastro, onde as pessoas que possuem uma renda não estariam contempladas, e que as pessoas que se sentissem prejudicadas se reunissem e procurassem as autoridades para discutir o assunto.
      Entre as propostas aprovadas pelos delegados, destaca-se uma melhor divulgação sobre o SUAS, mais contratação de profissionais para a assistência social, valorização da cultura local. Também foi a provado um moção de repudio ao Governo do Estado e aos órgãos de fiscalização pelo abandono das questões que envolvem os problemas urgentes de Santana do Mundaú.

Imagens do evento.
Fotos: Valdinez Cordeiro
 Ivanildo rep. conselho Tutelar
 Discussão sobre propostas
 Raimunda e Jado - MMTR e Conselho Tutelar
 Grupo em discussão de propostas
 Grupo elaborando propostas
Valdinez Cordeiro do MMTR-AL
 Apresentação de jovens
 Jovens fazem apresentação cultural
 Sociedade Civil
 Composição da mesa
 Conferencista Arabela

 Teresinha ressalta a importância das políticas de Assistência
 Ronaldo Cardoso Rep.da Defesa Cicil

3 comentários:

  1. Registro a Conferência como evento importante. Outras virão; a saber, a dia 04/08-IV Conferência Municipal da Saúde. É por demais importante a presença da comunidade. Sabemos nós que as decisões tomadas todas dizem respeito aos mundaunses.

    ResponderExcluir
  2. As Conferências,principalmente as municipais,São os grandes momentos de democracia onde a população pode participar e decidir sobre as políticas públicas a serem implantadas e executadas no município.Quanto maior for a participação mais força terá a população

    ResponderExcluir
  3. Infelismente faltou a participação da cumunidade.O que se viu, foi mais a participação da gestão, ou seja,não tinha quase ninguém,foi lamentável, uma negação.

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade