SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

13 de julho de 2011

OS DESAFIOS DOS PRODUTORES DE BANANA EM SANTANA DO MUNDAÚ

        
       O título dessa matéria poderia ser "O longo caminho da banana frita" para que percebêssemos que o prato pronto passou por um longo processo até chegar em nossa mesa, ou "O valor nutricional da banana" como ótima para prevenir o envelhecimento e as doenças cardiovasculares, ou destacar o seu valor econômico ao invés do valor nutritivo. Relatar apenas seus aspectos gerais como ocupar a colocação de quarto alimento mais consumido no mundo, perdendo só para o arroz, milho e trigo, e que dentre os 130 países que cultivam suas variedades o Brasil está entre os principais países produtores ao lado do Equador, Colômbia, Costa Rica e Filipinas, mas seria fugir pela tangente da questão crucial que nos cabe focar.
        Nosso objetivo é exprimir a conjuntura atual dos nossos produtores, na perspectiva de abordar o assunto como um problema de todos, pois o mundo prega o individualismo, mas, queira ou não queira, vivemos num ambiente onde tudo está relacionado, ligado por uma teia de aranha que muitas vezes não conseguimos perceber.
            Assim, se torna problema da comunidade a situação em que se encontra os produtores de banana em nosso município, as condições ainda são de décadas atrás, o que vem demonstrar a total falta de políticas públicas que visem minimamente melhorias nas condições de vida dos produtores. Como se não bastasse o sofrimento na árdua lida diária, na hora da colheita encontra um poder público totalmente descomprometido com o bem comum desse segmento agrícola.
           São regiões inteiras sem acesso, pequenos trechos estão intransitáveis, dificultando o escoamento da produção como ocorre com áreas da Água Fria, Ilha Grande, Brejo Grande, Chapéu de pena, Poço da Prata, Caruru, Munguba. Santana do Mundaú tem por vocação natural a atividade agrícola, não se ater a esta questão é promover o atraso de todo um povo. O abandono dos agricultores chega a ser um atentado contra a qualidade de vida da comunidade.
          O mesmo sabor do doce, da torta de banana, do feijão com banana verde - prato tradicional -, da vitamina de banana e da banana frita de cada dia, não se percebe na dura vida de abandonos em que se encontra os nossos produtores.
Preparar a terra, cavar
Plantar, crescer
Irrigar, limpar
Escorar
Cortar
Transportar até o ponto
Contar, carregar o veiculo
Atravessar as dificuldades das estradas, riachos, lameiros, buracos...
... tentar vender e rezar pra receber
             

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade