SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

28 de julho de 2011

ABUSO SEXUAL, PEDOFILIA, TRABALHO INFANTIL, EVASÃO ESCOLAR, VIOLÊNCIA DOMÉSTICA... E OS DESAFIOS DO CONSELHO TUTELAR


      Ao completar 21 anos do Estatuto da Criança e do Adolescente, os Conselhos Tutelares vêm vivendo uma crescente demanda em relação aos cumprimento dos direitos das crianças e adolescentes em todo o país, o que não é diferente em Santana do Mundaú.
      A terceira equipe eleita enfrenta enormes desafios em como garantir os direitos diante da falta das políticas públicas.
      Um fato bem particular merece reflexão, os pequenos tiradores de laranja em nossa comunidade, avista-se na face de um a dura realidade social que os obrigam a buscar a sobrevivência na dura lida do dia-a-dia.
     Enquanto muitos católicos celebravam a missa em louvor a Padroeira Santa Ana, dois adolescentes subiam e desciam ao lado da Igreja com burros carregados com laranja lima, nas faces estampava-se o cansaço, pois já era onze horas. Estava escrito bem visível no rosto de cada um os traços da exclusão social, certamente o nível escolar era baixo, diante de um mundo que destrata o ser humano e põe em condições simplesmente de "coisa qualquer".
      Como resolver tamanha complexidade, as leis são severas, mas a realidade social em que estão inseridos as crianças e jovens de Santana do Mundaú é muito mais severa ainda. Este quadro põe em risco de descrédito o Conselho Tutelar que haje baseado nas leis, cuja realidade social tem fugido aos direitos mais elementares que, consequentemente, repercutem em toda a sociedade, sendo assim, a atuação dos órgãos de proteção à Criança apenas paliativa diante de tantas injustiças.
      Injustiça gera mais injustiças, mas é preciso combater, todas e qualquer iniciativa são importantes.
      Pedofilia, abuso sexual, bulim, evasão escolar, trabalho infantil... são mais do que problemas relacionados às crianças e adolescentes: é resultado de toda uma violência que vem submetido a sociedade, cada vez mais desumanizada.
 Participantes do evento - 21 anos ECA
 Coral Igreja Adventista
 Pregação dos Adventistas
 D Lica Batista
 Apresentação de grupo de capoeiras
 Marly da Pastoral da Criança
 Grupo de dança
 Conselheiro Ivanildo e grupo de jovens
 Apresentação de grupo de capoeira
Professor Edmilson - Coordenador Estadual

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade