SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

15 de julho de 2011

DESLIZAMENTOS DE ENCOSTAS VIRA PREOCUPAÇÃO PARA MORADORES EM SANTANA DO MUNDAÚ


        O município de Santana do Mundaú apresenta relevo formado por encostas abruptas (grande inclinação), desde o inverno passado que vem se percebendo o fenômeno dos deslizamentos de encostas. As intensidades das chuvas contribuíram para o aceleramento deste quadro que preocupa os moradores que vivem próximo, mas a ação do homem em explorar os recursos naturais de forma desordenada é o fator que deve ser destacado para o agravamento.
           Este tipo de ocorrência se tornou frequente em diversas localidades, como nos Sítios São Sebastião, Brejo Grande, Água Fria, Cachoeira da Escada, Caruru e Mariana.
           Muitas famílias ainda não superaram a avalanche de terra que desceu invadindo casas e estradas. D. Lourdes no Brejo Grande nos relata que no menor barulho, seus filhos já imaginam que seja a serra descendo. "A terra quebrada" como ela chama causa preocupação, mas não há outro lugar para ir, é naquele lugar que tira o sustento, diz a moradora, despencando as palmas de banana.
          Situações na cidade merecem atenção, uma na cohab velha, onde as pedras e terras desabaram e derrubaram duas casas, pedras que se encontram soltas no alto da Rua Bom Jesus e as barreiras da Rua Padre Cícero.
 Deslizamento de terra na Cachoeira da Escada
 Deslizamento do Sítio São Sebastião
            Morro desabou com uma enxurrada de pedra e lama causando terror no Brejo Grande

2 comentários:

  1. O município de Santana do Mundaú é formado em sua grande maioria por solos do tipo Argissolo Vermelho e Amarelo, este tipo de solo possui horizonte Bt com acumulação de argila que dificulta a drenagem de água e associado ao relevo fortemente ondulado favorece ao deslizamento dos solos, realmente é um problema preocupante já que Mundaú encontra-se em um Vale.
    Deveria existir um trabalho de conscientização da Defesa Civil principalmente na Cidade sobre o perigo de mexer na base destes morros, pois os tornam instáveis podendo geralmente ocorrer deslizamentos.

    ResponderExcluir
  2. Situação muito preocupante. Se faz necessário tomar as medidas cabivéis, para que se evite o pior. Parabéns por tão importante reportagem

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade