SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

6 de julho de 2011

NEM O VERDE DO CANAVIAL OU DAS GRANDES PASTAGENS SÃO SINAIS DE ESPERANÇA DA JUSTIÇA SOCIAL

        
          A bela paisagem que predomina no relevo da microrregião serrana de Zumbi dos Palmares dominada pelos campos verdejantes dos canaviais e das grandes pastagens não vislumbram em qualidade de vida da população, pelo contrário, a presença da cana-de-açúcar e de grandes quantidades de pastos refletem em baixos índices sociais. Na obra do poeta pernambucano João Cabral de Melo "Morte e vida Severina" o tema é abordado de forma fiel a realidade. O sertanejo ao fugir da seca, se depara com os verdejantes canaviais e imagina que ali as pessoas vivem na fartura, mas logo descobre que o trabalhador naquela imensa área de terra dominada pelo grande latifúndio, só vai ter direito a sete palmos de terra.
           A mesma saga vive a população situada em meio ao canavial e fazendas de gado. Nessas áreas estão situadas grandes fluxos da pobreza, a riqueza está concentrada na mãos de poucos e os empregos são escassos ou apenas em períodos de plantio e colheita.
             Esta seja a maior dádiva que Santana do Mundaú conquistou durante toda a sua história, o fato de ter se "libertado da cultura da cana". Nesse caso, a laranja lima, não representa apenas o amarelo do ouro, mas a condição de livre de uma atividade escravista e promovedora dos piores índices sociais do Brasil, cuja riqueza ocorre em detrimento do trabalhador que acorda às 4 da manhã para trabalhar e só está de volta às 5 horas da tarde, uma carga de trabalho de 12 horas.
            No que se refere as fazendas de gado, a situação pode ser considerada até pior, pois nem o trabalho puxado existe, são centenas de hectares de terras onde poucos empregados são obrigados dar conta de todo o serviço de domingo a domingo.
            A conclusão é de que a cultura da cana-de-açúcar e da criação de gado rende grandes lucros para o empregador e gera um rastro de miséria na sociedade.

Um comentário:

  1. Cana de açúcar é sinal de miseria e a criação do gado princial causa de desmatamento no brasil.será que ninguém, não vai fazer nada? pior ainda alagoas acaba de ganhar outro recorde,o de abandono das delegacias.que vergonha!

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade