SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

22 de julho de 2011

O DRAMA DOS PRODUTORES RURAIS EM SANTANA DO MUNDAÚ

      
     Para qualquer produtor, a dura lida do plantio é recompensada no tempo da colheita. A lógica não corresponde a verdadeira realidade dos produtores rurais de Santana do Mundaú, a colheita tornou-se mais um drama. Os agricultores vem contabilizando sérios prejuízos com os preços baixos e impossibilidades para escoar a produção.
       O Assentamento Chapéu de Pena é um retrato do descaso com o campo em nosso município, a perda é geral, a produção está se perdendo na roça. A agricultura é a principal base econômica, mas os produtores estão desassistidos. Tudo se transforma num grande desafio, a necessidade de lutar pela sobrevivência é a ferramenta do dia-a-dia, tem que resistir ou ir embora buscar outros caminhos, diz a presidente do Assentamento Valdinez Cordeiro.
         A entrega das mudas da laranja é uma demonstração de coragem. As mudas só chegaram com a ajuda do trator cedido pela prefeitura que chega até certa parte do caminho, burros foram utilizados para completar o trajeto das mudas até os assentados.
         Nos últimos dias, cerca de 60 mil laranjas colhidas apodreceram por falta de condições e outras milhares estão nos pomares na mesma situação. Estima-se que a produção chegue a 1 milhão de laranjas. Os preços baixos e os altos custos para transportar o produto não cobrem as despesas.
          Conforme a Presidente, a situação é grave, as dívidas junto ao Banco do Nordeste vem aumentando e as condições de vida dos assentados não permite a sobrevivência, só quem vive no assentamento é que sabe como vive, estudar é outra peregrinação, dez horas é para os estudantes já terem almoçado, fazer um longo trajeto a pé e só chegar depois de sete horas da noite, já chegou vez das mães se juntarem para ir atrás dos filhos de tanta preocupação.

 Laranjas estão se perdendo no pomar
 Milhares de laranjas apodrecem por falta de condições de transporte
Laranjas que seriam entregue a Cooperativa apodrecem, nem o trator teve condições de acesso
Assentados pegam as mudas de laranja
Mudas de laranja pera doadas pelo MDA e SEAGRI
 Trator da prefeitura prestando atendimento aos agricultores dos lugares sem acesso 
      Trecho intransitável da estrada para o Assentamento
assentados fazem o descarrego das mudas
        Transporte é feito em burros

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade