SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

1 de setembro de 2011

SEMINÁRIO SOBRE MUDANÇAS CLIMÁTICAS EM QUEBRANGULO TERMINA COM CARTA POLÍTICA E AS PREOCUPAÇÕES COM AS FAMÍLIAS ATINGIDAS PELAS ENCHENTES EM ALAGAOS

        Palestrante José Guimarães da Cáritas Brasileira e do Conselho Nacional de Defesa Civil

      Encerrado o Seminário Mudanças Climáticas no Contexto das Enchentes em Alagoas que contou neste último dia com a participação de José Guimarães que abordou a necessidade da prevenção e de uma política de defesa Civil no Brasil como forma de minimizar e ter estrutura para enfrentar as adversidades da natureza.
        O Vice Governador Nonô fez uma longa explanação do processo da Reconstrução, falou da série de dificuldades que o Estado tem enfrentado e dos avanços conseguidos. Na fala ao ser questionado em relação ao município de Santana do Mundaú frisou "é um município emblemático (entenda-se), mas estamos fazendo estudos para trabalhar a questão de melhor acesso para a cidade, já que o plano é retirar a cidade da área do vale do Mundaú e das encostas.
       O pagamento das casas foi outro assunto bastante discutido. Para o prefeito de Cajueiro e vice presidente da AMA não é justo que as pessoas tenham que pagar por esta casa, além de perderem tudo ainda arcar com este custo e ainda não se sabe como as famílias que tem renda de mais de 03 salários mínimos como vão se encaixar no programa, já que o programa Minha Casa Minha Vida, nesse caso são para moradias populares e as famílias com renda superior não podem ser incluídas.
       O Vice Governador explicou que são problemas que serão analisados, mas no momento das enchentes o que havia como solução única foi o programa Minha Casa Minha Vida, não havia outro, agora é buscar uma solução para estas questões.
        O Seminário promovido pela Cáritas e com apoio da prefeitura de Quebrangulo terminou com uma carta com as propostas discutidas no evento. O município de Santana do Mundaú esteve representado poe Antonio Ferreira, Ivaneide Pantaleão, os estudantes Maciel e Fábio da Escola Manoel de Matos, de Ronado Cardoso e Nilo Miranda da Defesa Civil e Jado do Conselho Tutelar e Jose Maguinho e José Viana pelas da Assoc. Esperança para todos.
        A mensagem que sai do evento é de que os problemas ambientais é uma realidade de todos os lugares e que cada comunidade deve fazer a sua parte e que cada pessoa deve preparar as suas próprias mudanças no seu modo de vida para contribuir com o equilíbrio do planeta.
       Por mais, deixar registrado o nosso agradecimento aos organizadores pelo evento tão enriquecedor e pela extraordinária acolhida. Sinceramente, foi muito bom.

 Participantes: Jado, Nilo, Maciel, Zé Maguinho, José Viana, Ronaldo, Antonio, Neide e Fábio.

Grupo Afro de Quebrangulo Nega da Costa

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade