SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

19 de junho de 2011

JORNAL DESTACA SANTANA DO MUNDAÚ E BRANQUINHA COMO REFERÊNCIA DO DESCASO EM ALAGOAS

      
         O jornal Gazeta de Alagoas (19/06/11) traz uma ampla reportagem sobre um ano das enchentes e o descaso do governo com a população atingida. Os município de Santana do Mundaú e Branquinha se destacam devido às condições de abandono, violência e miséria a que foram submetidos a população. Leia o trecho da reportagem "Acampamento viram favelas" do repórter Maurício Gonçalves.

      "Branquinha – A cheia passou. Ficaram a miséria, o descaso, a violência e a espera pelas promessas de reconstrução. Um ano depois da chuva que arrasou 19 municípios nos vales dos rios Mundaú e Paraíba, os acampamentos de desabrigados viraram favelas, com tiroteios e tráfico de drogas. Enquanto as obras oficiais se arrastam, áreas de risco na beira do rio são reocupadas por casas construídas pelo povo com recursos próprios.
Assim como aconteceu no dia 18 de junho de 2010, é um “Deus nos acuda”. A filosofia do “salve-se quem puder” ainda prevalece nos locais mais afetados. No Centro da cidade de Branquinha, a população continua enchendo baldes no carro-pipa para ter água potável. Passados doze meses do anúncio do presidente Lula da Silva de que novas cidades seriam construídas longe do rio, tem obras que não saíram dos serviços de terraplanagem em Santana do Mundaú e União dos Palmares.

Dignidade dá lugar à violência e miséria em barracos
Branquinha – Quando perderam as casas na cheia de 2010, eles eram pobres. Hoje vivem na miséria, em péssimas condições nos acampamentos que se transformaram em favelas. “Puxadinhos” de madeira, paredes de papelão, divisas de lençóis, barracos de taipa, tetos de brasilit e cobertas com palhas se destacam nos aglomerados de barracas compradas pela Defesa Civil.
Depois de tanto tempo vivendo no improviso, a convivência que sempre foi difícil torna-se infernal. Denúncias de roubos, estupros, agressões e tráfico de drogas sempre existiram. Em alguns momentos, as intrigas se resolvem da pior forma. Tiroteios, ameaças de morte e homicídios já foram registrados.

Desvio de donativos deixou população incrédula
Santana do Mundaú – No município onde as obras estão mais atrasadas, o afastamento do prefeito e de seis secretários municipais após denúncias de desvios de donativos esmagou o pouco que restava de credibilidade do poder público com a população. Diante dessa quadro, a Defesa Civil e outros órgãos fiscalizadores não conseguem impor moral para evitar a reocupação de áreas de risco na beira do rio.
Nem as barracas montadas para os desabrigados tiveram serventia. Ninguém se submeteu a morar numa delas. As trinta tendas instaladas no bairro da Cohab, em Santana do Mundaú, só foram ocupadas há cerca de dois meses, depois de um alarme falso atiçado pelo boato de uma nova cheia que chegaria na região. Aliás, uma falha no sistema de prevenção de alerta que até gerou um certo pânico na população traumatizada."


         O jornal ainda destaca os avanços alcançados no Estado de Pernambuco em relação ao que está sendo feito em Alagoas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade