SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

4 de agosto de 2011

IV CONFERÊNCIA MUNICIPAL DE SAÚDE: O SUS COMO PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO

Fotos: Valdinez Cordeiro

     O SUS se configura como o maior programa mundial na área da saúde, seu princípio baseado na universalidade coloca todos os brasileiros no mesmo padrão, pobre, rico, índio, negro, branco, todos tem o mesmo direito, sem estabelecer critérios de renda ou classe social.
         Como iniciativa para fortalecer o SUS através da participação da comunidade foi realizada nesta quinta-feira 04/08 a etapa municipal com a Conferência Municipal de Saúde que teve a presença do Prefeito Marcelo Souza, do Vereador Ivan Ferreira, da Secretária Municipal de Saúde Márcia Melo, da conferencista Catarina Quixabeira, de representantes do Conselho Estadual de Saúde, Instituições locais e trabalhadores da saúde.
          O evento teve início pela manhã na sede do antigo Sindicato dos Trabalhadores Rurais, na mesa de abertura os integrantes expuseram sobre a relevância da Conferência. Para Teresinha Cardoso "o evento é um acontecimento na perspectiva de construção e de união para enfrentar os desafios em melhorar o SUS, espaço ideal para sugestões de como melhorar o atendimento". O representante da COOPLAL Manoel Ferreira sintetizou o SUS como o único plano de saúde do agricultor e de todos os trabalhadores, não podia se admitir a privatização do sistema de saúde como forma de prejudicar os mais fracos e beneficiar o grande. Ivan Ferreira falou que era momento tanto de aplaudir e fazer cobranças no sentido de melhorar o atendimento, e se colocou a disposição dos servidores para apoiar as reivindicações. O Prefeito Marcelo Souza acolheu a todos , relatou as dificuldades, chamou a sociedade para debater os problemas e reclamar quando for mal atendido. A Secretária Márcia Melo fez um balanço da situação em que ficou a saúde depois das enchentes, os avanços conseguidos, agradeceu o apoio dos técnicos, conselheiros e trabalhadores, reconhecendo as dificuldades e que se trabalha na perspectiva de se conseguir melhorar os índices de saúde no município.
        A Conferencista Catarina Quixabeira fez um relato histórico da Saúde, de como ela surgiu desde quando estava vinculada ao Ministério da Educação até os desafios da nova legislação com destaque para a Constituição Federal de 88 e a importância para todo a população brasileira.
           A tarde os grupos debateram e relataram as propostas para a votação, escolheram os delegados para a Conferência Estadual: Teresinha Cardoso, Dilma Alves, Ronaldo Cardoso e Ivanildo Conselheiro representando os usuários, Joseane Honorato Tatiane Amaral representando o governo municipal e os agentes de Saúde José Maria e Ageilda Gonçalo representando os trabalhadores da Saúde.
         

 Prefeito em sua fala na mesa de abertura
Sec. Márcia Melo fala sobre os desafios na área de Saúde
Ivanildo Conselheiro Tutelar - Delegado suplente para a Conf. Estadual
Teresinha Cardoso - Delegada eleita para a Conferência Estadual
 Participantes da Conferência
 Secretária Márcia Melo
 Participantes da Conferência
Raimunda e Valdinez do MMTR-AL
 Trabalhadores da Saúde em discussão de grupo
Grupo de trabalho discutindo propostas para a saúde
      Sra. Catarina Quixabeira instruindo os grupos de trabalho

Um comentário:

  1. Ao passar por momentos tão difícies ,aos poucos os mundauenses vão se reencontrando. São conferências, seminários, reuniões que favorecem por demais espaço de cidadania.

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade