SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

10 de agosto de 2011

SUS - PATRIMÔNIO DO POVO BRASILEIRO

Artigo: Teresinha Cardoso

       Penso ser cada vez mais necessário discutir a saúde pública em nosso País.  Enquanto for visto com freqüência constante, pessoas abandonadas nos postos de saúde, nos hospitais à própria sorte, o Princípio da Dignidade da Pessoa  Humana  é ferido de morte. É um crime alguém morrer por não ter dinheiro para pagar por sua saúde. 
      Temos conhecimento  que a saúde é um direito de todos e dever do Estado. A  pactuação  dos governos Federal, Estadual e Municipal, no  Fundo a Fundo para o SUS - SAÚDE PÚBLICA,  deve ser  levado a sério.  Discutir mais o Sistema de Regulação - SISREG -, se foi feito para evitar às filas,  e outros entraves , há congestionamento na REDE, dificultando à vida do usuário(a) do SUS;  e pouco recurso do Poder Público em todos os níveis  para a realização dos exames, e outros procedimentos. O Ministério da Saúde, em meu pensar, deve  propor tempo integral para os servidores da saúde, proposta esta, com Programa de Políticas Públicas para todas as esferas de governo. 
     Os Conselhos federal, estadual e municipal precisam de mais independência, e sobretudo capacitação. A nível municipal alguns precisam deixar o perfil de ser PREFEITURAÇÃO; o estadual, de ser ESTADUALIZAÇÃO, o  federal, de ser  FEDERALIZAÇÃO; pois se é paritário tem por obrigação, ser por excelência,   a ressonância  da população.  Sabemos nós, que atitude esta, não é  regra, mas devemos combater com determinação a exceção tão prejudicial ao povo brasileiro.
     Estarei, se Deus quiser, na VII Conferência Estadual de Saúde, em Maceió. O tema é o seguinte: “Todos usam SUS!SUS na seguridade social, políticas públicas, patrimônio do povo brasileiro.” Portanto, se é patrimônio nosso, e de fato o é, vamos apoderar-se  mais com às exigências, cobranças e fiscalizações necessárias. 
     É preciso deixar bem claro que os trabalhadores do SUS não estão prestando nenhum favor à população quando a atende;  também necessário se faz pagar salário justo ao servidor(a) da saúde, assim como as consultas, cirurgias, exames realizados. O que de fato precisa ser feito, e com urgência, e por em prática o Programa do SUS  em seu estado pleno.


       É o meu pensar. Respeitando a ampla defesa e o contraditório

 Teresinha Cardoso Ferreira. Delegada pelo segmento usuário SUS-Santana do Mundaú -AL.

Um comentário:

  1. Caríssimo Amigo Nilo Miranda, ao ler este artigo, vejo com satisfação a sua real preocupação com às questões que dizem respeito ao nosso município, ao ser humano, em toda a sua integridade. Este artigo faz parte das minhas reflexões. Alguns minutos atrás pensava na saúde do homem, muitos são vitimados por câncer de próstata, e de testículos; o de testículos costuma aparecer entre os 18 a 35 anos de idade, e que o exame bem orientado evita tanta morte ou mutilação. Portanto, é caso de saúde pública.Ver você dando cobertura jornalística-sendo também membro participante- aos eventos da nossa Santana do Mundaú, ressalto o seu exercício diário de cidadania.Parabéns por tão magnífico trabalho.
    Afetuoso abraço.

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade