SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

10 de agosto de 2011

TÉCNICOS DA CGU OUVEM PROFESSORES DA REDE MUNICIPAL DE SANTANA DO MUNDAÚ

       
           
             Uma comissão de professores da rede municipal de Santana do Mundaú esteve reunida com técnicos da Controladoria geral da União - CGU, na tarde desta quarta-feira 10/08 na Câmara Municipal de vereadores que contou com a participação dos vereadores Ivan Ferreira e Edson Barros e do Conselheiro Tutelar Ivanildo.
        Na ocasião os técnicos Francisco Cesar e Uiltom Gonçalves explicaram o papel da CGU em averiguar a aplicação dos recursos federais, e que estão no município para, especificamente, fazer uma análise dos recursos da Educação.
        Os professores que estavam presentes expressaram suas demandas, expuseram suas dificuldades e sofrimento que vêm ocorrendo ao longo do tempo. Relataram a falta de diálogo com os gestores municipais, que os recursos eram gastos sem transparência, os conselhos não representavam na prática a defesa da sociedade, os problemas relacionados com a merenda escolar e a precariedade na estrutura escolar e a falta de valorização do professor.
         Os técnicos atentos as colocações dos professores demonstraram preocupação com a situação, orientando a categoria a se manter organizada e atuar de forma eficiente no controle social dos recursos.
          Para o Vereador Ivan Ferreira o movimento é um marco em razão de que é preciso a própria população se mobilizar e buscar seus direitos e parabenizou os técnicos por aquela oportunidade de convidar a sociedade para, conjuntamente, promover fundamentações para as averiguações, uma vez que sempre foi de costume os técnicos se entocarem e não conversar com o povo. Edson Barros acrescentou que por várias vezes já procurou órgãos competentes para reclamar sobre várias situações difíceis em que se encontra o povo de Mundaú e tem debatido nas sessões da Câmara os entraves da educação.
           As professoras tiveram oportunidade para relatar o dia-a-dia nas escolas, a falta da merenda escolar, incoerência no tratamento com os professores, principalmente com aqueles que apresentam problema de saúde e que vem perdendo direitos. "Não é justo um professor passar vários anos em sala de aula, e quando adoece receber um corte nos direitos como recompensa por não poder ficar mais em sala de aula", relatou uma professora.
          O Conselho Tutelar através de Ivanildo fez um resumo dos desafios que são enfrentados e que vem buscando fazer uma rede de proteção para amenizar os problemas como super lotação nos transportes escolares, evasão, entre outros casos e que este tipo de demanda já havia sido encaminhado para a secretaria de educação.
          Amanhã os técnicos da CGU vão conversar com o conselheiros do Fundeb, segundo informações obtidas de uma pessoa integrante do conselho.

 Comissão de professores em audiência com técnicos da CGU


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade