SEJA BEM VINDO!

NAVEGUE MAIS FÁCIL

11 de agosto de 2011

GESTÃO E PROFESSORES SE REÚNEM PARA DISCUTIR A EDUCAÇÃO


      A mobilização dos professores da rede municipal e a pauta de reivindicações já tiverem efeitos, a gestão do município se reuniu com uma comissão ampla da categoria. Estiveram presente o prefeito Marcelo, A sec. de educação Maria Lenilda, a Representante da Regional do Sinteal Fabiana Alexandre, a técnica contratada da secretaria de Educação Iraci Chaves, Katharina Barbosa e o Vereador Ivan Ferreira.
       Questões como retroativo, aumento de salários e percentuais por nível de titulação. A representante do Sinteal iniciou sua fala falando do processo de construção e negociação que ela vem discutindo junto aos gestores do município, fez comparações em relação a outros como Palmeira dos Índios e Branquinha, ressaltando que os recursos de Santana do Mundaú do FUNDEB são de 5,4 milhões de reais por ano e que representa apenas 60% do que recebe Branquinha, e justificou a diferença dado que lá se buscou agir para que a educação não desandasse.
         O primeiro embate se deu em função do PCC que retirou conquistas dos professores em 2010, os professores não sabem como o PCC foi aprovado, o vereador Ivan Ferreira disse desconhecer da sua aprovação, uma vez que o projeto de lei é datado de 18 de agosto de 2010, época em que a Câmara estava com a estrutura prejudicada pelas enchentes, também, segundo o vereador, outros vereadores já se posicionaram pelo desconhecimento da aprovação da matéria. 
         Outro ponto foi em relação a um estudo da folha 60 e o sobre o relatório da CGU que permitirá identificar desconformes que possam estar prejudicando os vencimentos dos servidores.
      A reunião ocorreu sob um clima tenso entre professores x gestão e Sinteal. Era visível o posicionamento incisivo de Fabiana Alexandre e puramente técnico da gestão em relação aos professores.  Muitos não controlaram suas indignações e falaram da falta de estímulo e do modo que são tratados. Uma outra reunião ficou marcada para a próxima terça-feira. Espera-se que avanços sejam atingidos e possibilitem uma melhoria no quadro da educação.
       O caminho é a organização, conhecimento sobre a matéria, uma pauta mais objetiva da parte dos professores. Da parte da gestão mais valorização ao professor, um canal de diálogo permanente e um plano de melhorias na educação, já que há sinais bem definidos de um retrocesso na qualidade o que vai prejudicar a todos, tanto servidores e gestores e principalmente os alunos.
           Ao mesmo tempo, técnicos da CGU faziam uma reunião com os conselheiros do FUNDEB no prédio da Câmara de vereadores onde abordou sobre os trabalhos do Conselho.
 Maria Lenilda (sec Educação) Iraci Chaves, Marcelo Souza
 Professores da rede municipal
 Professores questionam aprovação do PCC em 2010
 Fabiana do Sinteal ao centro 
 Katharina e o professor Valdemir da Escola Monsenhor
Professores da rede municipal
          

Um comentário:

  1. O diálogo entre servidores públicos e governo deveria ser uma constante,principalmente num momento como se faz em Santana do Mundaú.Não dá mais pra não explicar nem fazer de conta que as pessoas se conformarão com informações sem fundamentos. O SINTEAL,na pessoa da representante regional, precisa ser mais definido quando discute a política educacional.A categoria tem que se encontrar com o seu sindicato e sindicato tem que ouvir sua categoria, mesmo que seja um número pequeno de sindicalizados,mas esses precisam receber informações precisas para ir a luta.
    Faz muito tempo que o SINTEAL veio a Santana do Mundaú atender a reclames da categoria sem intervenção do governo.

    ResponderExcluir

Os comentários não podem denigrir a imagem de qualquer pessoa, direito á liberdade de expressão em observação aos princípios da respeitabilidade